Senado Federal capacita servidores em Ivaiporã.

por Daniele Faustino publicado 14/12/2023 16h30, última modificação 14/12/2023 16h37
Senado Federal capacita servidores em Ivaiporã.

Oficina do Senado Federal é realizada em Ivaiporã

Por meio de uma parceria entre a Câmara de Vereadores de Ivaiporã e o Senado Federal, teve início na segunda-feira, 4 de dezembro e segue até a sexta-feira, 8 de dezembro, as oficinas Interlegis, realizadas no plenário do legislativo municipal, com foco em parlamentares e servidores das câmaras municipais da região. Dois módulos estão sendo trabalhados. O primeiro trata do SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), para os participantes entenderem o funcionamento do sistema e a forma de operação.

Segundo o instrutor das oficinas de tecnologia e servidor do Senado Federal, José Bonifácio Júnior, esse sistema disponibilizado, gratuitamente, para câmaras de vereadores em todo o Brasil, possibilita a criação de sessões plenárias, votações, tramitação de projetos e proposições todas de forma online. O sistema também agiliza os trâmites, já que o poder executivo pode inserir uma proposição diretamente no sistema e, com isso, todo o rito processual interno pode ser feito sem a necessidade de impressão no papel.

A oficina que inicia na tarde dessa quarta-feira, 6 de dezembro, vai tratar sobre o portal modelo, e os servidores vão aprender como alimentar o sistema, criar páginas, inserir arquivos, imagens e conteúdos, além de gerenciar tudo o que estará disponível ao cidadão, cumprindo as exigências legais referentes às leis de transparência e acesso à informação. “Os participantes serão treinados para utilizar o portal de forma profissional, disponibilizar as informações em tempo real, cumprindo também as questões de responsabilidade fiscal”, explica.

As câmaras são ranqueadas nacionalmente pelas informações

disponibilizadas no portal de transparência e o uso do portal modelo disponibilizado pelo Senado e operado da forma correta já possibilita que o poder legislativo esteja melhor posicionado do que um site criado por uma empresa terceirizada. “Esses produtos foram desenvolvidos para as câmaras municipais e pensadas do legislativo para o legislativo”, cita. Bonifácio Júnior comenta os produtos disponibilizados pelo Senado são gratuitos para as câmaras de vereadores.

O presidente da Câmara de Ivaiporã, Edivaldo Aparecido Montanheri, o Sabão, destaca que a vinda de servidores do senado a Ivaiporã foi possível graças a um pedido realizado ao senador Oriovisto. “As ferramentas disponibilizadas vêm de encontro às necessidades do legislativo municipal e o principal, sem custo para o município; também é uma oportunidade para os servidores trocarem experiências com técnicos do Senado, que têm um entendimento maior dos processos legislativos; essa é uma experiência que vai favorecer a comunidade e o contribuinte que terá mais acesso à informação”, pontua o presidente Sabão.

Fonte: https://jornal.paranacentro.com.br/noticia/43357/senado-federal-capacita-servidores-em-ivaipora

Adicionar Comentário