Hino do Município de Ivaiporã

por Daniele Faustino publicado 13/12/2023 13h55, última modificação 18/12/2023 13h33

LETRA DO HINO MUNICIPAL

No cenário que a mata se inclina
Ante a força, a coragem e o amor,
Vive em paz, sob a graça divina,
Todo um povo, em ardente labor.

Rio imenso, de rara beleza
Que ao indígena outrora encantou,
Beija e embala a ideal natureza
Que recanto ideal batizou

Ivaiporã!
Com orgulho e devoção
Repetimos teu nome querido
Que é uma esplendida oração
Sobre o altar deste solo florido

Ivaiporã!
Tua estrela benfazeja
Para o mundo amanhã mostrará
O tesouro que viceja
No coração do Paraná!

Antevemos teu nobre porvir
No milagre que a terra produz,
Os cereais em continuo florir
Sobre os vales, nas ondas da luz.

Cada gota de suor dos teus filhos
Se reflete na grande torrente
Das douradas espigas de milho
Que os caminhos têm à frente.

Informações Adicionais dos Autores.

Letra: Vera Vargas

Nasceu em Piraí do Sul-PR em 17 de outubro de 1922, filha de Rivadávia Barbosa Vargas contador e político brasileiro. Foi deputado estadual do Paraná por três mandatos, chegando a ocupar a vice-presidência da Assembleia Legislativa do Paraná.

Era divorciada e teve cinco filhos: Leonardo, Antonio, Getulio, Cintia e Martim; irmã de Túlio Vargas, uma das maiores expressões literárias e culturais do Paraná.

Desde cedo demonstrou muita sensibilidade poética e amor pela natureza. Após concluir seus estudos fundamentais na cidade natal, inclinou-se pelo magistério formando-se pela antiga Escola Normal, hoje Instituto de Educação de Curitiba.

Oradora da turma, seu discurso obteve larga repercussão na época, em função do conteúdo pedagógico e literário. Lecionou algum tempo até cursar Ciências Jurídicas na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná e depois ser nomeada para o quadro de Procuradores do Estado do Paraná, ocupando cargos de relevante importância, entre os quais o de chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Justiça.

Suas poesias, contos, crônicas foram publicadas em diversos jornais e revistas. Publicou um livro de poesias em 1968 “Um barco na poça d’água”. Percorreu o Paraná proferindo palestras sobre a história da literatura paranaense e sobre a história da trova. Seu ingresso em várias instituições culturais foi uma conseqüência natural do seu reconhecimento como intelectual.

Presidiu a UBT- União Brasileira dos Trovadores no Estado do Paraná e passou por muitas outras entidades representativas culturais da terra dos pinheirais. Tornou-se vice-presidente do Centro Paranaense de Cultura, diretora do centro de Letras e membro da Academia Paranaense Feminina de Letras.

De sua autoria vários hinos de cidades paranaenses, inclusive o Hino do Reflorestamento, demonstram uma notável versatilidade, própria das inteligências lúcidas. Vera Vargas faleceu em Curitiba, no 17 de outubro de 2000, aos 78 anos de idade. Deixando um legado de Hinos para os Municípios Paranaenses.

Música: Sebastião Lima

Nascido em Miraí (MG) foi radialista, maestro, compositor, músico e militar ao longo de sua vida criou diversos hinos municipais nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. De acordo com a secretaria de Estado e Educação foram 136 hinos alguns em parceria com a advogada e poeta Vera Vargas.

“Vera Vargas, irmã do deputado Túlio Vargas, só não perdoava a Sebastião uma coisa: não pode fazer o hino de seu município natal, Piraí do Sul. Quando ela se lembrou de homenagear o município, pois ele já havia vendido ao prefeito um hino. "Perfeito e irretocável", na opinião de Vera”. Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em: Veículo: Estado do Paraná, caderno ou suplemento: Almanaque, coluna ou sessão tablóide, página: 6 Data: 31/10/1981.

Arranjo: Jairo Gomes Martins.

Não foram encontrados dados históricos desta personalidade.